Resende é terceira colocada em Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM)

Região Últimas notícias

Resende – O município de Resende foi apontado como o terceiro melhor município do Sul Fluminense no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). O estudo, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), revela que Resende está entre os municípios mais bem avaliados do Estado do Rio, com alto desempenho especialmente na área de Emprego & Renda.

O IFDM avalia os municípios brasileiros com base em três pilares: Emprego & Renda, Saúde e Educação. Com uma metodologia atualizada, o índice atribui notas de 0 a 1 ponto, sendo que quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento. Resende obteve pontuação que a coloca na faixa de desenvolvimento moderado superior, consolidando sua liderança regional ao lado de Volta Redonda e Piraí.

Para o prefeito Tande Vieira, os resultados refletem os esforços da gestão do Diogo Balieiro em promover o crescimento econômico e social do município de forma planejada e sustentável.

“Estamos muito orgulhosos em ver Resende entre os três municípios mais bem avaliados do Estado. Esse resultado reforça nosso compromisso com a geração de empregos, a melhoria dos serviços públicos e a promoção da qualidade de vida da nossa população. Seguiremos trabalhando para que Resende avance ainda mais nos próximos anos”, afirmou Tande.

O prefeito também fez questão de reconhecer o papel do ex-prefeito Diogo Balieiro nesse avanço. “Quero agradecer e parabenizar o Diogo, que foi fundamental para que Resende atingisse esse patamar. Ele deixou um legado importante, que agora cabe a nós dar continuidade com responsabilidade, planejamento e respeito ao cidadão.”

Além de Resende, a região Sul Fluminense como um todo se destacou no levantamento, apresentando a melhor média de IFDM do estado do Rio de Janeiro: 0,6739, índice 8,3% superior à média estadual. A pontuação da região superou as médias fluminenses em todas as dimensões analisadas — Emprego & Renda (0,7244), Saúde (0,6782) e Educação (0,6191).

O estudo da Firjan analisou dados oficiais de 2023 de 5.550 municípios brasileiros, cobrindo 99,96% da população do país. A publicação é considerada uma importante ferramenta de diagnóstico para o planejamento de políticas públicas mais eficazes e voltadas para a redução das desigualdades regionais.

O IFDM completo está disponível em www.firjan.com.br/ifdm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *