Barra Mansa – Em 2014, o Barra Mansa Futebol Clube fez história conquistando a segunda divisão do Carioca e o acesso à elite da competição. O elenco comandado por Wilson Leite passou por dois turnos, triangular final e se sagrou campeão com uma rodada a menos no dia 25 de junho, vencendo o Tigres do Brasil por 2 a 1.
1° turno avassalador
A Taça Santos Dumont foi dividida em dois grupos, sendo que os dois primeiros de cada lado se cruzariam nas semifinais do torneio. O Barra Mansa fez uma campanha avassaladora na fase de grupos com 6 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota, se classificando como líder isolado.

Na semifinal, o BMFC enfrentou a Portuguesa e o confronto terminou em 1 a 1. Com a vantagem do empate pela melhor campanha, o Leão do Sul se classificou à final para duelar contra o Olaria. Na final, empate em 2 a 2 e Barra Mansa campeão da Taça Santos Dumont sem vencer no mata-mata.

2° turno fraco, mas sem problemas
Já classificado para o triangular final, o Barra Mansa fez uma campanha medíocre na Taça Corcovado, com apenas duas vitórias. O campeão foi o Tigres do Brasil, que aplicou 3 a 0 no Sampaio Corrêa, conquistou o título e se classificou para a decisão do acesso à elite.

Triangular final: a hora da verdade
Lutando pela taça e acesso, três times: Barra Mansa, campeão da Taça Santos Dumont; Tigres do Brasil, campeão da Taça Corcovado; e Barra da Tijuca, time de melhor pontuação somando os turnos. As equipes se enfrentaram entre si em confrontos de ida e volta.
Após empate em 0 a 0 no primeiro jogo, o Leão do Sul venceu duas seguidas e garantiu o título antecipado contra o Tigres do Brasil, vencendo por 2 a 1 fora de casa. Na última rodada, o Barra Mansa coroou a conquista com vitória por 2 a 0 no Barra da Tijuca dentro de casa, no Leão do Sul.